10 Dicas para Vender mais Neste Dia dos Pais

Datas sazonais são o pico de vendas do ano. Normalmente todas as lojas fazem grandes incentivos e trabalham para conseguir aumentar seu faturamento neste período. O Dia dos Pais é uma dessas datas onde sua loja pode embarcar nesta alta demanda e aproveitar para vender mais.

Continue a leitura e veja essas 10 dicas de preparos que a sua loja pode fazer nesta data.

1. Redes Sociais para o Dia dos Pais

As pessoas, principalmente os consumidores, têm comportamentos parecidos. Se observar bem, as redes sociais viraram canais de busca, assim como o Google, e a grande maioria está em busca de um presente ideal para seus pais nos canais digitais.

Crie uma comunicação que irá conversar com seu público e entregar o que estão procurando, a regra aqui é uma: seja lembrado pelo seu consumidor e ele o procurará.

2. E-mail Marketing

O e-mail marketing é o canal de conversa onde você tem mais tempo para falar com seu cliente. Mesmo sendo uma comunicação unilateral.

Aqui você tem a chance de caprichar no texto, trazer uma emoção e até mesmo um apelo sentimental que vai te ajudar a convencer que a sua loja tem o que seu consumidor está procurando. Além, claro, das ofertas que você pode disponiblizar neste formato.

3. Kit Promocional

Nem todos os clientes têm tempo de sobra para procurar o presente ideal para seus pais, então, crie kits promocionais que já venham com embalagem, cartão e até um brinde para montar aquele presente perfeito, por exemplo.

Tudo o que puder fazer para facilitar o processo de compra e deixar a experiência com a sua loja mais interessante, faz uma baita diferença e você ainda ganhará destaque. Quem sabe esse cliente volte a comprar mais produtos?

4. Vale Presente (voucher)

O que mais tem em datas comemorativas como esta são pessoas indecisas ou aquelas que deixam tudo para última hora. Essas pessoas podem se transformar em clientes quando você as atrai com algumas soluções.

Por isso, o cartão presente é uma opção coringa para os indecisos ou os atrasados de plantão. Adote essa estratégia na sua loja e veja como irá facilitar a vida dessas pessoas.

5. Vitrine

Sua vitrine é o primeiro contato do cliente com a sua loja física. Você sabia que o processo de compra pode levar menos tempo do que você imagina? Você tem 30 segundos para fazer com que seu público se interesse, desperte o desejo de entrar e levar a ação de compra.

O que você fez antes, ou seja, preparou a vitrine reflete no seu futuro. E não só para o dia dos pais, mas durante o ano inteiro! Cuidar da decoração da sua loja e pensar em formas criativas de recepcionar seus clientes interfere diretamente na qualidade das suas vendas.

6. Layout (decoração)

E por falar em decoração, pense em toda a disposição do layout, onde seus produtos são exibidos, bem como nos enfeites temáticos. Tome cuidado com a poluição visual, não deixe que seu cenário fale mais alto que seus produtos. Busque sempre o equilíbrio.

(Sugestão de foto: Araras e balcões com roupas em loja)

7. Atendimento

Uma dica boa para mandar bem nas vendas é treinar sua equipe. Os vendedores estão no último processo de decisão de compra, veja bem, um atendimento ruim pode prejudicar toda a venda fazendo com que o investimento que você fez até agora com vitrine, decoração e propaganda vão pelo ralo.

Pense também que um cliente insatisfeito pode comprometer futuras vendas pelo boca a boca e reclamações. Faça um bom atendimento de ponta a ponta, desde a recepção até o caixa.

Lembra do e-mail marketing no tópico 2? Ele é uma excelente ferramenta de pós-venda. Envie um e-mail perguntando como foi o atendimento e a compra na sua loja e transforme este cliente neutro em alguém que sempre vai comprar lá e ainda vai promovê-la!

8. Incentivo

Poucas pessoas sabem ou dão valor neste tópico. Seus vendedores são seus primeiros clientes, afinal, são eles que vão falar bem ou mal da sua loja para colegas e familiares. Se você não os incentivar, serão os primeiros a sair por aí difamando seu estabelecimento.

Crie uma campanha de incentivo para motivar seus vendedores a realmente participar da sua promoção de dia dos pais com metas e recompensas.

9. Brindes

Quem não gosta de ganhar presente? E um mimo inesperado? Todo mundo! Segundo um estudo feito por especialistas de neuromarketing da Digitalks 95% das decisões que tomamos no dia são baseadas em emoções e apenas 5% são racionais.

Isso quer dizer que quando você eleva a emoção das pessoas, surpreendendo-as positivamente elas podem se afeiçoar a você. Claro que de uma forma natural e nunca forçada. Entregar brindes demonstra afeto e cuidado com seu cliente, lembre-se de proporcionar isso a ele sempre que possível.

10. Horário

Mostrar-se disponível também é uma estratégia de vendas. Enquanto todas as outras lojas fecharem no horário comercial, a sua pode ser aquela onde as pessoas que não tem tempo, por causa do trabalho, irão comprar seu presente.

Se programe para trabalhar uma hora a mais na semana do dia dos pais. Com certeza, será um diferencial enorme e não se esqueça de avisar os consumidores.

Gostou dessas dicas para vender mais no dia dos pais? Envie esse texto para alguém que você conheça, que tenha uma loja ou então que seja empresário, ou empresária pela primeira vez. Uma ajuda é sempre bem-vinda!

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