Aprenda a fazer um planejamento financeiro para faturar mais

Existe uma estatística no Brasil realizada pelo IBGE onde diz que 80% das micro e pequenas empresas não conseguem completar um ano de funcionamento e 60% fecha antes dos cinco. É certo que realizar um bom planejamento financeiro evita a falência vinda através de decisões erradas.

Continue o texto e saiba o que é, qual a importância e como fazer o planejamento financeiro da sua empresa.

O que é

Planejamento Financeiro nada mais é do que planejar o controle das entradas e saídas dos investimentos e lucros da sua empresa. Ele pode ser feito visando o mês, trimestre, semestre e até o ano. Ele considera algumas variáveis que você verá aqui neste artigo mais para frente.

Esses valores são planejados para o futuro como uma previsão e também uma referência com previsibilidade positiva ou negativa da realidade do seu negócio. É essencial para tomada de decisão antecipada e sem imprevistos.

Qual a importância

Ter um planejamento financeiro é ter controle sob o ambiente interno da empresa (microambiente) e se preparar para enfrentar os diferentes desafios que o ambiente externo (macroambiente) poderá provocar.

Estar com o financeiro organizado facilita diversas tomadas de decisões e principalmente proporciona mais eficácia durante o cumprimento dos objetivos e a missão do seu negócio. Ao fazê-lo é possível ter uma previsão de receita, planejar os investimentos que deverão ser realizados em prol do negócio, além de evitar descuidos financeiros por falta de ter uma visão geral das receitas e despesas que estão no seu planejamento.

Como fazer

Os planejamentos financeiros não são iguais, pois cada negócio tem o seu contexto. Antes de começar a faze, conheça um dos modelos que podem ser aderidos no seu setor e estabeleça:

Custos

  • Fixos (Contas que tem variação mínima ao longo do tempo);
  • Variáveis (Contas que possuem variação ao longo do tempo).

Outros Custos

  • Produtos e serviços;
  • Fornecedores;
  • Fretes;
  • Manutenção de equipamentos.

Receitas

  • Tudo que sua empresa recebe.

Para cada um dos grupos principais no Centro de Custos da sua operação, você pode criar categorias que organizem ainda mais todo esse custo. Se você usar um sistema de gestão financeira, poderá ver de forma clara onde sua empresa tem maiores custos e quais pontos deve manter atenção para o período que você estiver montando seu planejamento.

Parece um bicho de sete cabeças, mas o problema é a falta de organização.

Dica extra: Lembre-se de acrescentar ao seu planejamento financeiro a mensuração de tempo em que ele será designado, a sua meta orçamentária e conte com uma reserva de emergência para abonar qualquer situação fora da rotina.

O interessante sobre este planejamento é que ele pode ser feito para cada área e equipe da sua empresa e não somente para o setor financeiro. Use este plano também com hipóteses, ou seja, crie diferentes cenários positivos e negativos.Faça isso e seu planejamento financeiro terá uma estrutura inicial dentro do seu negócio. Saiba que com a Ágilli, a parceria é de sucesso tanto para seu negócio como para tomada de decisões financeiras. Venha conhecer as nossas soluções e facilidades.

Dicas
Marketing Agilli

Use o Halloween 2023 para faturar mais

Aproveitar as ocasiões festivas para impulsionar o desempenho das vendas representa uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento do seu empreendimento.  O Halloween de 2023

Leia mais »
Receba novidades da nossa equipe.​

Olá Cliente Agilli,

Qual é o seu perfil?
Sou cliente Adquirência
(Maquininhas e Rede Valecard)
Sou cliente Corporativo
(Plataforma de pagamentos, Gestão de Despesas, Adiantamento e Benefícios)