Como os clientes usam o cartão de crédito nas férias do meio do ano

No mês de julho, muitas pessoas estão aproveitando suas merecidas férias. 

No entanto, é importante agir com sensatez em relação ao uso do cartão de crédito para desfrutar desse momento de lazer sem preocupações futuras. 

Quando utilizado de maneira planejada e controlada, o cartão pode ser um grande aliado nas compras. Porém, se usado de forma irresponsável, pode se tornar um vilão, levando ao endividamento. Portanto, é crucial aprender a usá-lo de maneira adequada.

Leia esse artigo até o fim e conheça algumas dicas para não tornar o seu cartão de crédito em um vilão para o resto do ano. 

Vale a leitura: Mercado de cartão de crédito cresce 30,9% entre 2019 e 2022

Cartão de Crédito: popularidade entre os brasileiros

O cartão de crédito tem se popularizado entre os brasileiros. De acordo com um recente levantamento do Banco Central (BC), o uso desse meio de pagamento no país teve um aumento significativo. Em junho de 2022, o número de cartões de crédito no Brasil atingiu a marca de 190,8 milhões, um crescimento de 77,7% em relação ao mesmo período de 2021, quando havia 107,4 milhões de cartões em circulação.

Outro estudo realizado pelo Serasa, entre os dias 2 de abril e 2 de maio deste ano, mostrou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões. Dos 3.907 entrevistados, a maioria (36%) se considera consumidora consciente, utilizando o crédito como uma ferramenta para organizar suas finanças e lidar com as despesas diárias.

Facilidade de pagamento transforma o cenário para uso do cartão de crédito

O cenário atual, onde o cartão de crédito se torna cada vez mais utilizado, é atribuído principalmente às facilidades proporcionadas pelo modelo de compras, principalmente na modalidade de pagamento.

Nesse sentido, o cartão é aceito tanto em estabelecimentos comerciais físicos quanto virtuais, oferecendo diversos benefícios. Ou seja, as compras realizadas com cartão de crédito são rapidamente aprovadas, ao contrário do boleto bancário, que pode levar até dois ou três dias úteis para processamento, por exemplo. Além disso, a segurança é um fator relevante, pois, em caso de perda ou furto, é possível solicitar o bloqueio ou cancelamento imediato com uma simples ligação para a empresa.

Outra vantagem do cartão de crédito é a flexibilidade para fazer compras parceladas, com ou sem juros, bem como a opção de pagamento à vista, com o valor integral lançado na próxima fatura. 

Porém, é importante lembrar que o titular do cartão precisa ter o cuidado de pagar o valor total da fatura na data do vencimento, a fim de evitar problemas, descontrole financeiro e cobrança de multa e juros.

Fique por dentro: Dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado por brasileiros

Dicas para usar o cartão de crédito nas férias de julho

As férias de julho são ótimas para curtir muito lazer e descanso com a família. Nesse sentido, conhecer novas cidades, aproveitar a gastronomia e cultura dos locais visitados são programas desejados pelos turistas. 

Para não sobrecarregar o resto do ano com dívidas é preciso fazer um planejamento orçamentário, antes de fazer as malas. Portanto, uma boa solução é utilizar no máximo 30% do faturamento líquido mensal no uso do cartão de crédito nas suas viagens. 

Após fazer o planejamento vem o momento de pagar a conta. Não deixe de cumprir o prazo do pagamento da fatura, por isso não esqueça da data de vencimento. Mesmo diante de imprevistos, é necessário manter o controle para pagar o valor total da fatura e não apenas o mínimo, pois os juros são altos. 

O não pagamento pode resultar em uma bola de neve de prejuízos financeiros. No caso de não ser possível arcar com as despesas da fatura e ficar inadimplente, a recomendação é entrar em contato com a instituição financeira para conhecer as opções de negociação da dívida. Ou seja, o ideal é quitar a dívida o mais rápido possível. Para isso, evite novas compras parceladas.

O que achou do conteúdo? Se ele fez sentido para você, que tal acompanhar o nosso blog? Toda semana tem um artigo novo para te ajudar com as contas e na administração do seu negócio. 

Dicas
Marketing Agilli

Use o Halloween 2023 para faturar mais

Aproveitar as ocasiões festivas para impulsionar o desempenho das vendas representa uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento do seu empreendimento.  O Halloween de 2023

Leia mais »
Receba novidades da nossa equipe.​

Olá Cliente Agilli,

Qual é o seu perfil?
Sou cliente Adquirência
(Maquininhas e Rede Valecard)
Sou cliente Corporativo
(Plataforma de pagamentos, Gestão de Despesas, Adiantamento e Benefícios)