5 Dicas de Sucesso para cobrar um cliente sem causar transtornos

Assuntos como cobrança, dívidas e inadimplência são temas delicados para tratar com clientes. E o motivo é simples: ninguém gosta de ser cobrado. Mas há a urgência de seguir com o fluxo de caixa de seu negócio e seus clientes precisam arcar com o compromisso que fizeram, já que no fim do dia, negócios são negócios.

Nesse texto você verá dicas e formas de cobrar alguém de um jeito que a relação com seu consumidor não fique comprometida. Confira abaixo 5 dicas de cobrança.

(Sugestão de foto: Mostrar um caixa de empresas pequenas tipo padarias, lanchonetes ou lojas de roupa mesmo)

Antes de partir para ação, considere alguns casos e tente descobrir o motivo pelo qual o pagamento ainda não foi efetuado. Procure alguma falha no sistema ou então se seu cliente recebeu a fatura.

Dica 1: Prevenção contra cobrança

A inadimplência está presente em pessoas jurídicas e pessoas físicas também. Uma prova disso é o reflexo das estatísticas que mostram que as famílias endividadas só em abril de 2022 chegaram a 77%. E em meio às micro e pequenas empresas, 12% disseram que têm dificuldade de pagar as contas em dia (Sebrae e FGV).

Essas pesquisas comprovam a necessidade de se planejar para evitar ser cobrado e a primeira dica para cobrar alguém é estabelecer uma régua de cobrança: uma atitude preventiva.

A régua de cobrança é como um processo, e como todo processo, existem etapas a serem passadas, ou seja, as etapas de pagamento. Construa uma régua para saber qual o status de cada devedor com data da compra, data do primeiro pagamento, quantas parcelas faltam até chegar na última etapa que é a quitação da dívida.

Dica 2: Cobrar segundo a lei

Lembre-se que toda cobrança está debaixo da lei, isto é, do Código de Defesa do Consumidor. Para saber como cobrar da forma correta, leia os artigos 42 e 71 que falam sobre cobrança de dívidas.

Tome sempre o cuidado de respeitar a lei, bem como o horário de trabalho, descanso ou lazer das pessoas também.

Dica 3: Tenha todas as informações

Ter informações relacionadas às pessoas da qual entrará em contato sobre a cobrança é crucial para decidir o rumo deste contato. Ninguém gosta de esperar, muito menos quando está sendo cobrado.

É por isso que você deve levantar dados referentes ao valor do pagamento, detalhamento da compra, datas, faturas e o que mais conseguir. Agir com agillidade é a melhor estratégia para consequir resolver de forma rápida e assertiva.

Dica 4: Tenha domínio dos canais de contato

Existem diversos canais para escolher pelo qual você poderá cobrar seu cliente. Tenha em mente que alguns podem ser mais ou menos efetivos do que outros.

O SMS é o mais barato e tem uma taxa de abertura de 98%. O telefone é ótimo para negociar e de fato “sentir” o cliente no outro lado da linha, mas muitas pessoas costumam ignorar devido ao volume de ligações.

WhatsApp é um recurso significativo no Brasil, 99% das pessoas entrevistadas pela pesquisa Panorama Mobile Time têm o app baixado, então a entrega da sua mensagem é ampliada. Se optar por este canal, prepare o caminho: crie um script, se apresente e capriche na qualidade da foto de perfil.

Por último o e-mail. Este canal é falsamente julgado como ultrapassado, mas não é o que diz algumas pesquisas quando informam que 4,03 bilhões de pessoas têm e-mail e que 99% delas abrem sua caixa de mensagens diariamente.

Todos estes canais são excelentes e tem seu potencial de cobrança. Use-os estrategicamente para criar sua régua de cobrança de um jeito mais eficaz possível. Com certeza irá atingir seus objetivos.

Dica 5: Saiba como negociar

Todo este artigo tem o objetivo de te ajudar a cobrar seus clientes, mas se você não souber como negociar para chegar a uma solução ganha-ganha, poderá pôr tudo a perder. Negociar nada mais é do que oferecer soluções.

Dentro dos limites e possibilidades que sua empresa pode oferecer, promova facilidades de pagamento e quitação das dívidas. Faça acordos que beneficiem as duas partes. Aqui, o objetivo é ganhar tempo e ter as contas quitadas.

Gostou dessas dicas de como cobrar seus clientes? Se você se interessou por este texto, com certeza vai gostar dos outros. Navegue em nosso blog e continue aprendendo.

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