Domine a Jornada de Compra e Venda Mais

Vender e comprar são comportamentos básicos do ser humano e que nos acompanha desde a evolução da civilização. Todos nós já compramos ou vendemos algo e o interessante é que durante este processo o consumidor final ganhou novas etapas que você nem sabia que existiam.

Continue a leitura e descubra como cada etapa de compra influencia seu cliente.

O que é a jornada de compra?

Entender a jornada de compra é fácil, pense como se fosse um casamento. Casar com alguém envolve várias etapas, desde conhecer melhor alguém, namorar e por fim casar.

São etapas que precisam ser vivenciadas para amadurecer a relação. Com seu cliente não é diferente, ou seja, antes de comprar o seu produto ou serviço ele precisa te conhecer melhor, entender como sua solução funciona, qual necessidade atende e como sua marca irá agregar em sua vida antes de decidir realmente comprar.

Salvo algumas exceções, assim como ninguém se casa sem conhecer seu parceiro, seu cliente também não compra sem antes saber quem é você e ter uma visão completa das possibilidades que existem no mercado.

Conheça quais são e como dominar cada uma dessas etapas e como atrair mais clientes na jornada de compra a partir de agora.

As etapas da jornada de compra

As etapas são como guias, mas sempre devemos lembrar que o consumidor não necessariamente passa por cada uma seguindo uma ordem exata.

Ele pode estar em mais de uma etapa ao mesmo tempo, como até mesmo, não começar pelo início. Veja só esse exemplo:

Sua empresa é uma mecânica automotiva e seu cliente viaja bastante a trabalho com o carro da empresa que ele é contratado.

Se o carro dessa pessoa um dia quebrar, ele vai aprender que precisa fazer revisões periódicas, reconhece que precisa arrumar, considera o seu negócio para pedir um orçamento e finalmente decide contratar o seu serviço.

Parece fácil, mas não é tão simples, tudo depende do momento de compra em que ele se encontra.

Aprendizado

No aprendizado, o consumidor ainda não tem consciência de que tem um problema para ser resolvido. Esta etapa também pode ser chamada de “Reconhecimento da Necessidade”.

O ideal é criar conteúdos que ajudem o consumidor a entender qual é a necessidade e a importância da sua resolução.

Produza conteúdos como: “Entenda a importância de fazer revisões em seu veículo” ou “3 passos antes de pegar a estrada” e assim por diante, por exemplo.

Quando o consumidor entender sua necessidade, poderá avançar para a fase de Reconhecimento da jornada.

Reconhecimento

Agora que foi identificado a necessidade, seu futuro cliente começa a entender melhor o que precisa ser resolvido.

Ele inicia então uma busca por mais informações a respeito do seu problema através de diversas fontes: amigos, blogs, comunidades, publicidade, notícias e até seu site. Por isso é importante criar conteúdo que o ajudará a encontrar a solução certa para ter entendimento do que precisa ser feito.

Aqui os conteúdos são mais voltados para o “como”, por exemplo: “Como trocar o óleo do seu carro.” E também “Saiba como trocar os pneus do carro em 5 etapas.”

Consideração

O momento de consideração é a hora de mostrar que sua marca é ideal para resolver a dor do consumidor. É também a etapa mais competitiva entre sua empresa e seus concorrentes. Por isso, mostre seus diferenciais e principais qualidades que farão a diferença na hora da decisão de compra.

Decisão

O final da jornada é quando o consumidor vira cliente. Ele já entendeu todo o processo, já considerou todas as empresas e sabe o que precisa fazer.

A jornada de compra acaba aqui, mas seu cliente ainda pode ser influenciado por vendedores, propaganda e outros meios externos que podem fazer desistir da compra ou reavaliar tudo novamente.

Para ter sucesso na jornada de compra é preciso paciência para educar o consumidor e fazê-lo engajar com sua marca de formas diferentes em cada etapa sempre tomando cuidado para não forçar uma venda para um cliente ainda imaturo. Se esse conteúdo te ajudou a entender mais um pouco sobre como as vendas acontecem, compartilhe com alguém que você conhece que precisa melhorar suas vendas e conheça nossas soluções para o seu negócio.

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