Vantagens de ter diferentes formas de pagamento

Os comerciantes que vendem bens ou oferecem serviços, precisam ter diversas formas de pagamento. Dessa maneira, é possível tornar a jornada de compra do cliente mais fácil. 

Quando essa facilidade é bem estruturada, ela pode se transformar em uma vantagem competitiva. É crucial, portanto, que você se familiarize com os principais métodos de pagamento disponíveis e avalie os que sua empresa atualmente utiliza.

Quanto mais opções de pagamento você oferecer para simplificar a vida do seu cliente, maior será a probabilidade de obter lucros consideráveis no final do mês. Quer saber mais sobre o tema? Leia o artigo até o final.

A importância de ter várias formas de pagamento

Não é suficiente que uma empresa ofereça apenas as formas de pagamento que são mais convenientes para sua operação, pois elas precisam ser escolhidas e utilizadas pelos clientes.

Anteriormente, as transações comerciais eram realizadas apenas com dinheiro em espécie. No entanto, houve uma grande mudança nesse sentido e agora existem opções mais práticas para pagar por produtos ou serviços. Ainda assim, é importante destacar que oferecer a opção de pagamento em dinheiro é uma boa ideia, já que metade dos brasileiros preferem essa forma de pagamento.

Os talões de cheques, que foram amplamente utilizados no passado, estão perdendo espaço para opções mais tecnológicas e práticas, que continuarão a evoluir na direção da transformação digital. Quando você se mantém atualizado com essa tendência, a percepção de valor do público aumenta, assim como sua credibilidade e autoridade no mercado.

Formas de pagamento: as melhores

É essencial oferecer várias opções de pagamento para seus clientes, já que seria uma grande decepção se um cliente gostasse da sua loja, mas não encontrasse uma opção de pagamento que atendesse às suas necessidades.

Por isso, é importante estar ciente das principais opções de pagamento disponíveis atualmente. Aqui estão algumas delas:

Maquininha

As populares maquininhas são uma das principais formas de pagamento. Você já deve ter visto e usado muitas vezes esses aparelhos que centralizam terminais de processamento de cartões de débito ou crédito, cujos dados podem ser transmitidos por conexões com ou sem fio.

Atualmente, as maquininhas estão presentes em muitas lojas, restaurantes e empresas de todos os tamanhos, facilitando a realização de milhões de transações todos os dias. 

Vantagens: as maquininhas aceitam diversos cartões de débito e crédito, pagamentos por aproximação e até mesmo Pix. Tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet para começar a usá-las.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais populares em todo o mundo e oferece conveniência tanto para clientes quanto para vendedores. Uma de suas vantagens mais destacadas é a possibilidade de parcelar as compras de forma segura, protegendo a empresa contra possíveis inadimplências e garantindo o recebimento por parte da operadora financeira.

Muitas pessoas hoje em dia preferem usar o cartão de crédito em vez do dinheiro, já que ele é aceito em praticamente todos os estabelecimentos. No entanto, há desvantagens para o consumidor, como os juros em caso de atraso no pagamento e ultrapassagem do limite. Além disso, há uma taxa de transação cobrada em cada venda efetuada, que é geralmente incluída no preço.

Vantagens: com ela é possível parcelar as compras e existem menos riscos de inadimplência.

Boleto

Boletos bancários são uma opção de pagamento cada vez mais popular no Brasil e podem ser uma forma interessante de trazer para a sua loja. Além de oferecer maior controle para o comerciante, facilitando sua rotina diária, a emissão do boleto é simples e pode ser enviada para o cliente, responsável por liquidar o débito até a data de vencimento. 

No entanto, é importante considerar alguns pontos negativos, como o risco de desistência da compra, a demora para registro do pagamento e a possibilidade de taxas adicionais. As vantagens incluem a facilidade de controle dos pagamentos e a popularidade da opção.

Cheque

O cheque já teve uma grande popularidade em todo o mundo, mas atualmente está sendo menos utilizado. Existem novos comerciantes que nunca devem ter utilizado esse método. Ele é um título de crédito que permite a emissão de uma ordem de pagamento em favor de terceiros, com base nos fundos que a pessoa tem em uma instituição financeira, como um banco.

A sua praticidade de preenchimento e a falta de taxas de administração justificam a sua popularidade com lojistas que trabalham com valores mais altos. No entanto, suas desvantagens incluem o tempo de compensação e muitas fraudes e falsificações.

Vantagens: não possui taxas. O comerciante pode receber pagamentos de clientes que não usam cartão de crédito e desejam adquirir o produto ou serviço imediatamente, mas pagá-lo em outra data.

Formas de pagamento do futuro

Nós já abordamos as formas de pagamento mais utilizadas e conhecidas pelos comerciantes. Contudo, é importante ressaltar que a tendência atual é a presença do empreendimento no universo online, resultando em um cenário omnichannel que integra diversos canais. 

Nesse contexto, surgem opções de pagamento que podem oferecer vantagens ainda maiores. Descubra mais a seguir.

O link de pagamento tem se estabelecido como uma das melhores opções de pagamento no cenário omnichannel, sendo uma solução conveniente para pagamentos digitais individuais. É um modelo que permite que o lojista envie um link para que o cliente possa pagar o valor de um pedido da maneira que lhe for mais conveniente.

Com o link de pagamento, o comerciante fornece ao consumidor um checkout de vendas personalizado com os itens escolhidos. Por trás de cada link de pagamento, há uma plataforma online que transmite os dados para os envolvidos na compra, como a instituição emissora do cartão e o antifraude.

O link de pagamento funciona tanto para lojas físicas quanto para e-commerces e pode ser usado para promoções relâmpago, por exemplo

Entre as vantagens do link de pagamento, destaca-se a praticidade de envio por e-mail, redes sociais, WhatsApp, SMS ou qualquer outra forma de comunicação.

Pix

O Pix se tornou uma das principais formas de pagamento no Brasil devido à sua popularidade e rapidez. O sistema de pagamentos instantâneos permite que milhões de transações sejam realizadas diariamente sem custos para o usuário.

Com o Pix, é possível pagar dívidas em questão de segundos e receber a confirmação em tempo real. O processo é simples e rápido: basta usar uma chave ou um QR Code, permitindo que o comerciante receba o pagamento imediatamente.

Agora que você já sabe mais sobre o tema, pode escolher as melhores formas para a sua loja. Aproveite para acompanhar o nosso blog para ter acesso a dicas de promoções, organização e muito mais, para deixar seu comércio bem estruturado.

Dicas
Marketing Agilli

Use o Halloween 2023 para faturar mais

Aproveitar as ocasiões festivas para impulsionar o desempenho das vendas representa uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento do seu empreendimento.  O Halloween de 2023

Leia mais »
Receba novidades da nossa equipe.​

Olá Cliente Agilli,

Qual é o seu perfil?
Sou cliente Adquirência
(Maquininhas e Rede Valecard)
Sou cliente Corporativo
(Plataforma de pagamentos, Gestão de Despesas, Adiantamento e Benefícios)