5 formas de implementar a inovação na prática

Conforme a competitividade no mercado sobe, contar com inovação é essencial para encontrar soluções, criação de valor para os consumidores e redução de custos para o seu negócio.

Porém, muitas empresas ainda titubeiam na hora de inovar para valer. E esses erros acontecem por alguns fatores que vão desde a falta de um costume que seja realmente focado em mudança, ou simplesmente por não saber como agir.

Se você deseja aplicar essa cultura de inovação na prática, conhecer as vantagens que ela pode proporcionar, confira esse artigo até o seu final.

Como é possível elaborar a inovação na prática?

Antes de começarmos, é preciso dizer que inovação não é apenas o ato de criar novas alternativas ou ter boas ideias. Dito isso, inovar é ter atitudes incessantes para solucionar problemas e necessidades da sua empresa e da sociedade em geral, além de conseguir se destacar entre os concorrentes.

Esteja preparado para criar a gestão de novos projetos, soluções e resoluções para o seu negócio. Confira os exemplos que selecionamos a seguir.

Inovar investindo em treinamento de seus funcionários

Pode parecer que não, mas investir no treinamento de funcionários é uma ótima maneira de inovação. Vamos imaginar que você tem uma padaria, é possível enviar o padeiro para um curso de aprimoramento.

Assim é possível apresentar novos produtos para os seus clientes, além de manter o seu colaborador motivado e bem atualizado com o mercado em que ele trabalha.

Mudar a forma de oferecer os seus produtos é inovar

Não importa o ramo que o seu comércio esteja inserido, facilitar a vida dos clientes também é inovar. Isso pode ser feito criando um delivery, por exemplo. Essa modalidade de serviço de entregas não precisa ser restrita aos alimentos, lembre-se disso.

Vamos imaginar que os seus clientes são profissionais da área da saúde e que precisam comprar roupas e sapatos brancos. Você pode enviar um catálogo de produtos ou mostruário de seus novos modelos por e-mail ou mesmo pelo WhatsApp. Com essa lista das roupas e acessórios eles podem comprar online e a sua loja entrega onde o cliente indicar.

Melhorias na ambientação do seu estabelecimento: mais uma forma de inovação

Quando entramos em um supermercado, de maneira instintiva procuramos as mercadorias em seções pré definidas, não é mesmo? Sabemos que o pão de forma estará na seção de padaria, por exemplo.

De maneira mesmo que inconsciente, essa organização nos traz segurança e conforto. Nesse sentido, a inovação está em aplicar esse conceito de grandes redes, em sua loja.

Opte por colocar os seus produtos de uma forma lógica, invista em uma boa iluminação. Faça o possível para que o consumidor tenha conforto para consumir sem pressa de ir embora.

Inovar investindo em tecnologia

Segundo o Sebrae, investir em softwares que organizam e melhoram os processos de gestão do seu comércio, pode gerar um serviço mais otimizado, o que, consequentemente, gera mais lucro para a sua loja.

Investir no próprio conhecimento também é inovar

Hoje em dia estudar está muito mais fácil e acessível que no passado. São centenas de cursos e leituras que você encontra na internet, podendo acessar a qualquer momento.

Até mesmo na questão financeira não existe mais um impedimento tão grande, pois existem cursos gratuitos, aulas no YouTube, entre outras formas de aprender. Basta um pouquinho de empenho para se aventurar pela rede.

Este conteúdo foi relevante e tirou as suas dúvidas? Então continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a outros artigos com informações úteis para a sua empresa.

Dicas
Marketing Agilli

Use o Halloween 2023 para faturar mais

Aproveitar as ocasiões festivas para impulsionar o desempenho das vendas representa uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento do seu empreendimento.  O Halloween de 2023

Leia mais »
Receba novidades da nossa equipe.​

Olá Cliente Agilli,

Qual é o seu perfil?
Sou cliente Adquirência
(Maquininhas e Rede Valecard)
Sou cliente Corporativo
(Plataforma de pagamentos, Gestão de Despesas, Adiantamento e Benefícios)