Defina suas metas financeiras e alcance o sucesso

Ter uma empresa exige atenção e controle de diversas atividades o tempo todo. Dentro dessas atividades, estão as metas financeiras. Elas existem para direcionar e medir o sucesso e esforços de todas as operações.

Neste texto você vai aprender a defini-las, bem como, descobrir o que são na prática. Continue logo abaixo e boa leitura!

O que são metas financeiras

A meta financeira é como um plano, e como todo plano exige que as pessoas estejam estrategicamente envolvidas com o cumprimento de seus objetivos. Quando um negócio tem suas metas claras, os profissionais sabem porquê devem fazer determinadas atividades e até se esforçam mais para alcançá-las.

Com as metas determinadas é possível criar mais estratégias, formular planos de ação, planos de ataque ou defesa frente a desafios e concorrentes, e até delegar funções. Elas precisam estar bem claras e serem lembradas sempre que possível.

Como definir as metas financeiras?

A etapa antes da definição de cada meta é importante também. Aqui o que vale é conhecer a fundo sobre seu negócio, saber exatamente onde quer chegar e sempre ter em mente que o planejamento é a alma do negócio. É ele que define o objetivo e é o responsável por trazer resultados concretos para qualquer empresa.

Separamos alguns tópicos que te ajudarão a saber se a meta está bem definida ou não. Então quando terminar de definir, volte aqui e faça essa análise:

  • Suas metas estão centradas no propósito da sua empresa?
  • Os profissionais contratados estão preparados tecnicamente para alcançá-las?
  • Essas metas são atingíveis ou impossíveis dentro do prazo estipulado?
  • É o momento certo (economicamente falando) para traçar essas metas?
  • Essas metas irão comprometer outras pontas do negócio?
  • Sua empresa já possui uma cultura?

Pense com carinho em cada um desses tópicos e em seguida vamos ver um passo a passo de como definir cada uma.

Orçamento

O primeiro passo é saber como está seu orçamento, gastos, custos, lucros, etc. Essa é a preparação do terreno. Durante esse processo, descubra o setor que está precisando melhorar, qual investimento não está gerando retorno e aproveite para calcular como você fará para vender mais.

Economia

O orçamento analisado na etapa anterior contribui para enxergar qual gasto é necessário cortar e custos que precisam ser reduzidos. Ter uma estratégia voltada para economia traz benefícios e mais abertura para operar com uma certa folga em setores como no estoque em negócios que possuem grande giro de produtos, produção e demais gestões.

Dívida

Nem precisamos falar da importância que é pagar as dívidas ou não acumulá-las ao longo do tempo. Elas devem ser as prioridades para o estudo da definição das suas metas. Ter dívidas atrasa, para não dizer empurrar para trás e ainda é o maior inimigo da evolução. Trace metas que ajudem a quitá-las o mais rápido possível ou em momentos de investimentos que precisam de aporte, opte por utilizar saldo de capital de giro e dividir mensalmente a prestação do investimento que você precisa realizar.

(Sugestão de foto: papelada, ceo, executivos felizes)

Objetivo Vs Prazo

Meta sem prazo não é meta. Quando uma meta inicia, ela precisa ter uma data para terminar para que a próxima seja traçada. Afinal, ninguém trabalha atoa. As pessoas precisam de desafios, assim como sua empresa.

Sempre que for criar metas pense na estratégia SMART:

  • Specific: a meta deve ser fácil para ser entendida e escrita em linguagem simples.
  • Measurable: a meta precisa ser mensurável, para saber se o objetivo foi alcançado ou não.
  • Attainable: a meta é alcançada com recursos, investimento e habilidades ou ela é irreal?
  • Realistic: a meta deve ser concreta e relevante
  • Time-bound: defina o tempo que levará para se concretizar.

Faça isso e com certeza sua empresa se diferenciará, seus funcionários trabalharão melhor e todos alcançarão os resultados esperados.

Sem esquecer que a vida de uma empresa, é o dia a dia e o longo prazo. Todas as ações realizadas no dia a dia, vão conquistar um futuro próspero.

Se esse texto foi importante para você e fez diferença na sua rotina, salve e compartilhe com alguém também. Conte sempre com a Ágilli para agilizar suas vendas!

Dicas
Marketing Agilli

Use o Halloween 2023 para faturar mais

Aproveitar as ocasiões festivas para impulsionar o desempenho das vendas representa uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento do seu empreendimento.  O Halloween de 2023

Leia mais »
Receba novidades da nossa equipe.​

Olá Cliente Agilli,

Qual é o seu perfil?
Sou cliente Adquirência
(Maquininhas e Rede Valecard)
Sou cliente Corporativo
(Plataforma de pagamentos, Gestão de Despesas, Adiantamento e Benefícios)