Outubro Rosa: confira algumas dicas para realizar a campanha na sua empresa

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos, promovendo ações que ajudem a conscientizar e disseminar informações a respeito do combate ao câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro acontecem diversas atividades, organizadas por instituições ligadas a área da saúde e também por entidades privadas. E trazer esse tema para a sua empresa é fundamental para ajudar a difundir os cuidados com a saúde, além de engajar os colaboradores e clientes.

Mas o que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha que surgiu na década de 90 nos EUA e se espalhou pelo restante dos países. No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi decorado com luzes rosas.

A ação tem como principais objetivos alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio de palestras, mutirão de exames, entre outras ações. Quando isso acontece, as chances de recuperação da paciente aumentam em até 95%.

Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e o segundo mais comum, atrás apenas dos cânceres de pele não melanoma. Além disso, apesar da maioria dos pacientes ser do sexo feminino, a doença, apesar de rara, atinge cerca de 1% de homens.

Quais atividades podem ser desenvolvidas em empresas?

A data é muito importante para toda a sociedade, por conta das suas ações voltadas para a saúde da mulher. Entretanto, tanto o varejo como o ambiente corporativo podem ajudar nessa causa nobre.

Segundo pesquisa realizada pela eCMetrics, 90% das mulheres acreditam que as marcas se destacam quando realizam ações sobre o Outubro Rosa. Confira a seguir algumas dicas para promover a saúde da mulher em seu estabelecimento comercial ou empresa.

Conte com profissionais da saúde – não tem ninguém melhor para falar de saúde do que médicos, enfermeiros e outros profissionais que estão lidando com o assunto diariamente, né? Então contar com essas pessoas em rodas de conversa e palestras vai ajudar a espalhar informações verdadeiras para quem não tem tanta familiaridade com o assunto.

É importante também focar em como é fundamental visitar o médico pelo menos duas vezes ao ano para mulheres acima dos 40 anos, a importância do autoexame em casa, além de outros temas ligados à prevenção.

Apoie entidades que trabalham no combate ao câncer de mama – além das atividades dentro da empresa para as colaboradoras e colaboradores, é importante levar o Outubro Rosa para fora também.

Nesse sentido, reúna todos profissionais para realizar ações solidárias e ajudar organizações que atuam na prevenção e no combate ao câncer de mama. Ainda é possível ver quem tem interesse em cortar o cabelo para oferecê-los às Organizações Não Governamentais (ONG ́s) que aceitam essa doação para confecção de perucas. Elas são repassadas para pacientes em tratamento e que por esse motivo perdem os cabelos.

Utilize as redes sociais para alcançar mais pessoas – A internet é ótima para disseminar informações. Por esse motivo, as redes sociais são excelentes escolhas para promover o Outubro Rosa. Crie posts ressaltando a importância da prevenção, de procurar o médico, de fazer o autoexame, criar uma rotina mais saudável com a prática de atividades físicas, entre outros. Porém, tome cuidado e cheque a veracidade das informações para não divulgar nada falso.

É possível também entrar em contato com profissionais da saúde, representantes das ONGs para fazer lives sobre o assunto, abrindo espaço para pessoas de fora tirarem suas dúvidas.

Incentive as colaboradoras – a empresa pode liberar as funcionárias para que elas possam realizar consultas, fazer um check-up e todos os exames que são precisos para a prevenção do câncer de mama.

Se for possível e a empresa tiver recursos, pode procurar uma parceria com uma clínica médica, para que as mulheres possam fazer os exames sem pagar nada ou com bons descontos.

Tenha uma caixinha para dúvidas – a verdade é que muitas pessoas sentem vergonha em perguntar sobre o câncer de mama, por causa de tabus e preconceitos existentes na sociedade.

Para não deixar ninguém de fora, crie uma caixinha onde as pessoas, de forma anônima, podem fazer perguntas sem sofrer constrangimento. Um especialista pode ser convidado pela empresa para responder os questionamentos em uma tarde dedicada à palestras.

Ofereça um mimo aos clientes – além de repassar informações para os colaboradores, os clientes também devem ser tocados pela campanha do Outubro Rosa.

Então ofereça alguns brindes que estejam dentro do foco que é a prevenção precoce do câncer de mama. Pode ser um simples cartão, uma camiseta, um chaveiro. Estipule um preço, como por exemplo, para compras acima de R$50 para levar um mimo extra. Além de divulgar o assunto é possível aumentar as vendas.

Com essas dicas você já pode pensar em iniciar a campanha do Outubro Rosa em sua empresa e ajudar no combate ao câncer de mama. Siga a Ágilli nas redes sociais: @agilli_oficial para receber mais dicas para agillizar as vendas do seu negócio.

Dicas
Marketing Agilli

Use o Halloween 2023 para faturar mais

Aproveitar as ocasiões festivas para impulsionar o desempenho das vendas representa uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento do seu empreendimento.  O Halloween de 2023

Leia mais »
Receba novidades da nossa equipe.​

Olá Cliente Agilli,

Qual é o seu perfil?
Sou cliente Adquirência
(Maquininhas e Rede Valecard)
Sou cliente Corporativo
(Plataforma de pagamentos, Gestão de Despesas, Adiantamento e Benefícios)