Black Friday: como criar descontos sem perder lucro

Os descontos na Black Friday movimentam milhões de reais no comércio todos os anos. Por esse motivo, o seu estabelecimento precisa ter em mente que a essência dessa campanha é oferecer produtos com um preço reduzido.

Antes de mais nada, é preciso saber como aplicar os descontos de uma forma atrativa para os clientes, mas que também seja vantajosa para o seu negócio.

A Black Friday requer uma estratégia mais elaborada que só diminuir os preços por diminuir, é preciso ponderação. As ofertas são ações que farão sua loja se destacar, mas nunca esqueça que é preciso manter os lucros.

E se você pensa em fazer um movimento de Black Friday no seu comércio, oferecendo descontos reais, alguns pontos precisam ser observados. E é isso que apresentaremos neste artigo, com dicas que vão fazer a diferença na hora de pôr em prática os descontos.

05 dicas para começar uma Black Friday no seu comércio

Para a sua loja se sair bem na Black Friday, mostrando ser realmente um estabelecimento que oferece descontos de verdade e não engana os fregueses, 05 dicas vão ajudar nesse momento.

Confira abaixo:

Compare o preço do produto com o lucro da empresa

Para se vender um produto mais barato, existem algumas despesas que precisam ser pensadas na hora de mudar o preço desta venda.

Nesse sentido, é necessário pensar no pagamento de impostos, colaboradores, custos com energia e transporte. Ou seja, é bom contabilizar todos esses detalhes. Por isso mesmo, antes de oferecer descontos, é preciso saber antecipadamente qual será o lucro para sua loja.

Para isso, é preciso calcular quanto de gasto terá com a venda de um produto específico e, assim, calcular a porcentagem que seu estabelecimento deseja diminuir para atender a expectativa de descontos do cliente.

Ofereça descontos em produtos mais procurados

É natural que uma loja tenha aquele produto que é o carro-chefe das vendas, o queridinho dos clientes, não é mesmo? Não importa o motivo, se é a qualidade oferecida, se é pelo valor ou pela inovação, um item sempre se destaca.

Então aproveite essa mercadoria e aplique os descontos mais atrativos sobre ela. Com o valor abaixo do normal, pode ajudar a alavancar as suas vendas e não fazer o seu caixa sofrer baixas expressivas.

Outro ponto positivo é o fato dessa ação fazer com que itens que não sejam muito procurados ganhem alguma visibilidade na loja nesse momento, quando o cliente observa melhor os produtos.

Tenha precaução com as comparações

Aqui acontece um erro muito comum, principalmente por empresas menores: comparar os preços com os concorrentes, sem prestar atenção na diferença de grandeza.

Vamos imaginar que você tenha uma pequena loja que vende acessórios para o lar. Na mesma cidade que você tem seu comércio, existem algumas lojas de departamentos maiores e conhecidas em grande parte do país. Esses locais contam com linhas de produção e estoque maiores, além de despesas diferentes.

Portanto, saiba diferenciar. Analisar a concorrência é ótimo, mas algumas lojas vão conseguir diminuir mais os preços do que outras.

Não esqueça a margem de lucro

Sabe a margem de lucro do seu estabelecimento? Lembre-se sempre que ela é um dos pilares da existência da sua marca. Não tem como trabalhar só para cobrir despesas.

Assim sendo, na hora de calcular os descontos na Black Friday, considere o faturamento do seu comércio. Além disso, é bom buscar métodos que ajudem não mantê-la apenas no mercado, mas que condicione uma margem de lucros em alta.

Imaginamos aqui que a sua margem é de cerca de 40% em relação aos custos, assim vale apostar em descontos inferiores a esse percentual em cada produto da sua loja.

Descontos reais: eles precisam acontecer na Black Friday

Esse é um ponto crucial na hora de pensar a Black Friday, portanto é preciso (e justo) que os descontos sejam reais.

Divulgar descontos que são mínimos ou até falsos, não será bom para os seus clientes, muito menos para o seu negócio que pode ficar com uma reputação bem prejudicada na cidade.

Gostou desse conteúdo? Então agora é hora de pôr em prática o que foi ensinado para fazer uma Black Friday de verdade para quem realmente importa: o seu consumidor.

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