Dicas para otimizar a sua loja e impulsionar as vendas durante o período de férias de inverno

As férias de julho são um período muito aguardado, principalmente pelas crianças, que estão de recesso escolar. 

No entanto, não pense que esse período isso significa desacelerar as vendas no seu negócio. Pelo contrário. O objetivo é justamente trabalhar para atrair os consumidores nesse período de férias, enquanto eles desfrutam de seus dias de lazer com a família.

Nesta época do ano, é importante considerar que muitas pessoas estão pensando em aproveitar o momento com as crianças. Portanto, sua loja precisa se esforçar ainda mais para oferecer promoções e vantagens que atraiam os pais ao seu negócio físico.

Com isso em mente, neste artigo, reunimos algumas dicas que o ajudarão a chamar a atenção dos consumidores e aumentar o fluxo de clientes em sua loja durante as férias de verão.

Fique por dentro: 5 formas de implementar a inovação na prática

Confira 07 dicas para vender mais nas férias de inverno

Algumas ações podem ser aplicadas para que o seu comércio consiga se destacar durante as férias de inverno. 

1. Aproveite o tempo disponível do cliente

Durante as férias as pessoas estão mais relaxadas e com tempo sobrando para ir às compras. Sua equipe de vendas deve aproveitar esse período para manter o cliente mais tempo na loja e mostrar outras opções do mix de produtos. 

Se na correria do dia-a-dia fica difícil conversar com o cliente para apresentar melhor as qualidades do produto, no período de férias você conta com a vantagem de encontrar o cliente mais receptivo para conversar com o vendedor.

2. Promova queimas de estoque e ofertas especiais

Nos mercados mais influenciados pela indústria da moda, é fundamental usar os períodos de sazonalidade para promover queimas de estoque. O objetivo é aumentar o giro de produtos e renovar as coleções para o ano que está começando. 

Isso significa um corte radical nos preços, principalmente naqueles itens que venderam menos durante essa metade do ano que passou. 

Você deve ter em mente que o consumidor já espera pelas queimas de estoque nesse período, até mesmo por conta de mudança de estação. Inclusive muita gente aproveita justamente o tempo livre das férias para “bater perna” em busca de promoções no varejo.

Nessa hora, ter boas ofertas na vitrine faz com que o cliente entre e continue na loja para conhecer os seus produtos. 

Oferecer preços baixos e condições especiais de pagamento, como a famosa “primeira parcela só depois da volta às aulas”, são ações quase obrigatórias para quem não quer ver a loja vazia durante as férias.

3. Invista nas vendas adicionais

Conforme dito no primeiro tópico, se você mantiver o cliente por mais tempo no ponto de venda aumentam as chances dele fazer uma compra por impulso, que não estava programada.

Nessa hora, seus vendedores devem estar prontos para oferecer produtos complementares que vão agregar valor ao item principal. Esta estratégia é conhecida como venda adicional ou cross-merchandising.

4. Divulgue suas ofertas

Se você acha que, passando o Dia das Mães, seus investimentos em marketing e propaganda devem diminuir?

Pelo contrário! É hora de investir ainda mais em comunicação para concorrer com outras atividades de lazer que o consumidor poderia estar fazendo ao invés de ir na sua loja durante as férias.

Aproveite para divulgar também as facilidades de pagamentos que a sua loja oferece, como o crediário próprio, por exemplo.

5. Recupere antigos clientes

Se você tem um cadastro de clientes bem organizado, sabe exatamente quem não visita sua loja há muito tempo.

Que tal aproveitar as férias e fazer uma campanha para trazer esses clientes de volta? Caso você tenha o e-mail ou o celular desses consumidores, retome o contato enviando ofertas exclusivas para que eles voltem a comprar com você. 

O lojista que conta com sistemas mais avançados de controle de vendas pode até mesmo direcionar ofertas personalizadas baseadas no histórico de compras de cada cliente. 

6. Pense nas crianças (e principalmente nos pais)!

Dependendo do seu ramo de atuação, é possível perceber claramente um aumento no número de pessoas que visitam a loja acompanhadas pelos filhos durante o período de férias.

Sua loja deve estar preparada para isso.

Que tal oferecer um “espaço kids” com atividades e entretenimento para os pequenos enquanto os pais e mães circulam pela loja?

Mesmo que seja uma instalação provisória, se for um ambiente bem pensado esse espaço pode agradar em cheio aqueles clientes que não tem com quem deixar as crianças para ir às compras. 

7. Ofereça brindes relacionados às férias

Oferecer brindes nos meses de férias é outra excelente estratégia para atrair mais clientes. Contudo, é preciso que o brinde seja algo realmente útil e traga algum tipo de satisfação ao cliente.

Durante as férias de inverno, o ideal é oferecer brindes que tenham a ver com essa época do ano e com o perfil do seu público. Para os mais esportistas, por exemplo, mochilas, squeezes, bonés e braçadeiras são ótimas opções. 

Para quem busca descansar, pijamas, pantufas, e moletons para ficar bem quentinho no inverno.

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